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sábado, 24 de março de 2012

Aula de Literatura dia 10 de Março



As Escolas Literárias
Barroco
         


Historicamente, o Barroco nasce do conflito entre os valores medievais, permeados pela visão teocêntrica católica e os ideais renascentistas oriundos principalmente da Itália do século XV. Com origem no século XVI, estendendo-se até o século XVIII, a escola barroca marcou de forma contundente a arquitetura, a escultura, a pintura, a música e a literatura.
O Renascimento representou uma grande evolução sócio-cultural do homem europeu e funcionou como um período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os fatores que contribuíram para seu surgimento são vários, dentre eles destacam-se a redescoberta e a valorização da cultura clássica greco-latina, que possui caráter antropocêntrico.
         Uma vez que a Renascença tornara o homem consciente de suas possibilidades, e valorizou suas faculdades físico-espirituais, o Barroco, que ideologicamente fora incorporado pelo catolicismo em seu movimento de Contra - reforma, tem por característica a subversão dos valores cultuados por aquele movimento, e a retomada dos valores cristãos-medievais através de um possível arrependimento do homem.
         Se na Europa, o Barroco é uma arte religiosa, no Brasil, mais que o culto ao sagrado, há críticas veementes à sociedade, poesias líricas, eróticas... Toda essa produção se concentra em único nome: Gregório de Matos, o Boca do Inferno. Contudo, não é apenas de poesia que vive a arte barroca em nosso país. A prosa marca presença por meio dos sermões cristãos do Padre Antonio Vieira, que se dedicava a causa do Evangelho, e protestava contras os desmandos dos maus pregadores.
         Veremos, então, que o Barroco brasileiro está para além de contrastes e antíteses religiosos. Tanto em poesia quanto em prosa há outras preocupações e temáticas. Perceberemos que os poemas de Gregório de Matos estetizam a miscigenação, a falta de escrúpulos do credo, a entrada do mercantilismo e a desordem que era o Brasil-colônia. Ao invés de buscarmos luz e/ou trevas nos textos, mergulhemos neles sem nenhuma outra pré-disposição.

  escritores que mais se destacaram foram:

Na poesia:

- Gregório de Matos
- Bento Teixeira
- Botelho de Oliveira
- Frei Itaparica

Na prosa:

- Pe. Antônio Vieira
- Sebastião da Rocha Pita
- Nuno Marques Pereira.


a dualidade da  temática barroca e a  música:

 Umas e Outras
Chico Buarque
Se uma nunca tem sorriso
É pra melhor se reservar
E diz que espera o paraíso
E a hora de desabafar
A vida é feita de um rosário
Que custa tanto a se acabar
Por isso às vezes ela pára
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar
Se a outra não tem paraíso
Não dá muita importância, não
Pois já forjou o seu sorriso
E fez do mesmo profissão
A vida é sempre aquela dança
Onde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar
Mas toda santa madrugada
Quando uma já sonhou com Deus
E a outra, triste enamorada
Coitada, já deitou com os seus
O acaso faz com que essas duas
Que a sorte sempre separou
Se cruzem pela mesma rua
Olhando-se com a mesma dor
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar
Que dia! Cruzes, que vida comprida
Pra que tanta vida pra gente desanimar

Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque


Questões:

1- O texto pode ser dividido em três partes:Delimite cada uma segundo os atributos propostos:
a) A religiosa
b) A prostituta
c) o encontro das duas mulheres

2-nas duas primeiras partes , ao caracterizar as duas personagens , o poeta ultiliza fundamentalmente  uma figura de estilo.
a) De que figura se trata?
b) Que efeito poético resulta do emprego dessa figura?

Bons estudos pessoal!!!!


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